0

“Depressão artística” e a luta para vencê-la: Entenda o conceito de “Renascer”, o novo single da Maquinarios!

Muitos artistas assumem um sentimento depressivo, outros não. A classe artística  sofre com problemas psicológicos e depressivos, seja por ora no processo de criação ou enfrentamento do mundo real. Viver da arte, principalmente no Brasil requer muito mais do que apenas “esforço”. Ser artista também obriga o criador a sobreviver e confrontar os demônios “externos e internos”.” Renascer”, música e videoclipe que marca o retorno da banda catarinense/riograndense Maquinarios resume todo esse conceito , transitando entre o real e o sobrenatural. E se tratando de realidade, a banda literalmente vive uma vida de vários percalços nos quais o quarteto sempre batalha para alcançar reconhecimento. Um desses percalços justamente é o fato da banda ser interestadual, e principalmente  a luta do vocalista Watson Silva com sua esposa para tratar o seu filho Mark de 2 anos, que adquiriu paralisia cerebral em decorrência de  uma negligência médica.

 “Renascer” é alma da Maquinarios nessa nova fase. Um clipe simples, metafórico, mas áspero no sentido de exibir ao espectador uma atmosfera da decadência e ambiguidade de quem vive a sensação de ser “insignificante” numa sociedade (principalmente a nossa) que marginaliza o artista e todas as suas formas de expressão. A protagonista do clipe, interpretada por Isadora Cordeiro, é uma pintora que permeia entre os vícios, escárnios e ambiguidades de uma artista em colapso. Colapso esse que chega a ser literal, quando a personagem passa a viver uma relação quase literal de amor e ódio com seu espírito artístico, materializado pela atriz Paola Bueno, que em trocas de gestos possessivos, olhares e toques quase que de uma paixão doentia, levam o espectador a um mundo sobrenatural e ao mesmo tempo real, no qual cada fase do processo criativo da pintora se transforma numa viagem entre sentimentos de dor e ilusões sobrenaturais. No meio desse caos roteirizado, a personagem central “renasce” de forma  libertadora, se desprendendo de sua prisão interior que a aterrorizava com pensamentos suicidas.

A banda Maquinários já traçava essa linha de simbologias, suspense e terror no seu primeiro clipe intitulado “Um grito na noite”, produzido pela My name is films (conhecida por clipes de bandas como CPM 22, Scalene e até Michel Teló) . o vídeo de Renascer já foge a regra de grande produção sendo um clipe de  totalmente de caráter independente, onde a direção foi feita pelo próprio vocalista Watson Silva, juntamente com o cinegrafista Gabriel Coelho. As atrizes com certeza são um caso a parte, tendo como a protagonista, Isadora Cordeiro, fotógrafa que tem diariamente seus trabalhos publicados em revistas mundo a fora, como a Vogue italiana e Iconic Artist Magazine. Paola Bueno também é uma grande ativista das causas ambientais e feministas, como estudante de Engenharia ambiental além de seu envolvimento na área artística e musical .
Enfim, não espere um clipe de produção “hollywoodiana” com clichês de um clipe de rock ou algo muito mastigável. O intuito de Renascer é justamente de transmitir uma ambiguidade, uma perturbação que impacte o espectador  de várias maneiras e interpretações. Uma banda que não espera aplausos, mas sim discussões e debates sobre depressão, suicídio e temas relacionados,  como toda e real arte deve fazer.
O clipe está disponível no canal do YouTube da banda e é um lançamento exclusivo da Canil Records e patrocinada pela Label Viagens.

Streaming: https://onerpm.lnk.to/maquinarios
Vlog/Mini
 Doc no show no Rio2C: https://www.youtube.com/watch?v=ApnWUUfgYvg
SITE OFICIAL: https://maquinariosoficial.com/
LINKTREE: https://linktr.ee/maquinarios
EPISÓDIO 01 DO MINI DOC DE RENASCER: https://www.youtube.com/watch?v=LudyLDaUQ6I

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *