Com casa cheia, o Ira! comemora em grande estilo os 20 anos de seu aclamado "MTV"
Com apresentação impecável, banda inicia turnê especial com público animado e saudosista em SP.
NOTÍCIAS
Texto & Fotografia - Raíssa Corrêa
5/15/20255 min read


Em duas noites agradáveis, a icônica banda O Ira! Iniciou sua turnê comemorativa de um dos seus trabalhos mais significativos, o aclamado Acústico MTV que em 2024 celebrou exatos 20 anos. Na última sexta-feira (9) e sábado (10) a banda agraciou os fãs paulistanos com apresentações impecáveis, cheias de clássicos e com clima intimista, a resposta foi imediata, dois dias de casa lotada.
Recentemente a banda teve seu nome em evidência devido a algumas polêmicas envolvendo seu vocalista, mas isso não interferiu nas apresentações, a banda que contou com músicos selecionados especialmente para a turnê do Acústico fez um show tranquilo, sem manifestações diretas. Ao que parece o episódio envolvendo Nasi e algumas opiniões políticas declaradas em um show específico (que ocasionou o cancelamento de algumas apresentações e repercutiu em diversos veículos especializados) ficou para trás e se iniciou uma "nova era", a celebração do Acústico MTV 20 anos.
No dia 09, apesar de ser uma sexta feira tranquila em SP, o show que estava marcado para 22h00, teve um pequeno atraso de 30 minutos, alguns fãs reclamaram de início devido aos horários do transporte público, mas logo foram esquecidos assim que as cortinas se abriram.
Com um cenário aconchegante, bem iluminado, o clima era nostálgico, os presentes tinham realmente a sensação de estar no próprio Acústico, com um público variado o destaque foi para os muitos jovens presentes no local, todos muito animados cantando todas as músicas a plenos pulmões, alguns dançando e vivendo aquele momento intensamente.




E se inicia um dos melhores Acústico MTV de todos os tempos.. O Ira!
Ovacionados por gritos e Palmas ao subir no palco Nasi (vocal) e sua trupe dão o pontapé inicial com "Pra ficar comigo", já na primeira música tínhamos uma única certeza, aquela noite seria especial! que veio a se confirmar logo em seguida com a incrível "O girassol"; um dos grandes clássicos da banda, que além de ser um eterno hino, fez muita gente chorar, o coro estava altíssimo, todos cantavam com tanta emoção que Nasi parecia não acreditar noque estava acontecendo. Foi um momento incrível e apenas o começo.
No palco além de Nasi (vocal), Edgard Scandurra (violão e Guitarra), Johnny Boy (teclados), Evaristo Pádua (bateria), Daniel Scandurra (violão e baixo), Jonas Moncaio (violoncelo e flauta) e Juba Carvalho (percussão) completava o time e que baita time reunido, a afinação perfeita e o entrosamento dos integrantes estava evidente, com trocas de olhares e sorrisos eles sabiam que estavam escrevendo mais um lindo capítulo na história do Irá.
Seguindo com "Flerte Fatal", canção composta por Edgard Scandurra o clima estava propício ao romance tirando sorrisos do guitarrista que embora tímido estava inspirado e tecnicamente perfeito. Após “Dias de Luta”, parte do público em forma de protesto e apoio a polêmica envolvendo Nasi, iniciou um coro de "Sem anistia", porém o vocalista não enfatizou o momento que logo se encerrou, trocando totalmente o foco ao anunciar a próxima cancão, Nasi comenta sobre não incluir "Saída", no repertório recente e nesse momento muitos fãs ficaram surpresos pois na versão do DVD, essa canção encerrava o show, a mudança na sequência das músicas aconteceu em alguns outros momentos, o que deixou o público sempre na expectativa do "qual será a próxima?"




O Clima nostálgico seguiu com "15 anos" música composta por Scandurra e Ricardo Gasparini (ex baixista da banda) que foi lembrado e mencionado nos agradecimentos, o que tornou o momento fofo e aproveitando a oportunidade, em poucas palavras Nasi tece alguns comentários sobre o projeto original de 2004, citando alguns músicos que estavam presentes na época e citando rapidamente seus novos companheiros (que foram devidamente apresentados posteriormente)para essa releitura especial. Sem mais delongas “Rubro Zorro” vem em seguida com um curto comentário, sutil e quase passado despercebido de “Hoje, contra a anistia”. O que deixou a platéia entusiasmada e esperando um discurso maior e mais provocativo, o que não aconteceu.
Daí em diante foi só chuva de hits, em destaque para "Eu quero sempre mais', que no DVD conta com a participação da cantora Pitty e "Tarde Vazia", outra música composta por Gasparini e que traz a participação especial do excelente Samuel Rosa (vocalista do Skank). Um dos momentos mais esperados da noite estava prestes a acontecer, o grande sucesso "Flores em você", canção obrigatória no repertório da banda por se tornar um grande sucesso por ter sido trilha sonora de uma novela, deixou todos com o coração aquecido e com os sentimentos aguçados.
Se encaminhando para a reta final "Envelheço na cidade", que contou no DVD com a participação dos Paralamas do Sucesso, deixou a energia nas alturas, não havia ninguém parado, o clima era alto astral total (como Herbert Vianna cita no DVD) e fechando com chave de ouro "Núcleo base", que apesar de ter sido composta em 1985 por Scandurra, continua atualíssima e emblemática.
Após uma breve pausa a banda retornou ao palco entoando mais 3 músicas no encore, finalizando a apresentação aproximadamente 00h05. Foi uma linda apresentação e com isso seguimos afirmando que O Ira! está mais ativo e atual do que nunca, merecendo o título de uma das maiores referências do Rock nacional. Vida longa ao Ira!




Setlist
Ira! – Vibra São Paulo – 09/05/2025
Pra Ficar Comigo
O Girassol
Flerte Fatal
Dias de Luta
Saída
15 Anos
Rubro Zorro
Eu Quero Sempre Mais
Poço de Sensibilidade
Por Amor
Tarde Vazia
Vida Passageira
Flores em Você
Ciganos
Muito Além
Boneca de Cera
Tanto Quanto Eu
Envelheço na Cidade
Núcleo Base
ENCORE:
Mudança de Comportamento
Chuto Pedras e Assobio
Bebendo Vinho (Cover Wander Wildner)