Cro Mags: a era da briga

A lenda nova-iorquina do crossover

NOTÍCIAS

German Martinez

9/19/20253 min read

Você já imaginou o que se passa na cabeça de um garoto que quase viu um caminhoneiro estuprar sua mãe, ou viajar o país todo com ela atrás de aventuras hippies, sim, era apenas o início da infância atribulada de Harley Flanagan, que anos mais tarde perderia seu pai com quem já não tinha contato através de um incêndio num caminhão onde trabalhava. Com 11/12 anos ele se aliou á sua tia "doidona", Denise Mercedes, e junto dela e de seus companheiros, acabou virando baterista do The Stimulators, um quarteto que fazia um punk rock, o jovem garoto já era buxixo na famigerada Nova York. Harley era um pivete que dividia a noite com figuras como Debbie Harry, Lou Reed e Andy Warhol, em locais badalados como o Max Kansas City ou CBGB.

Um jovem com sede de música e também de violência, já no início da sua juventude, seus problemas vieram á tona, e aí ele se afundou de drogas, tentando acabar com os percalços que o rodeavam. Numa viagem pra Irlanda, Harley conheceu a cultura Skinhead, e foi nesse momento que ele raspou a cabeça, trouxe uns coturnos de lá e ajudou a espalhar o movimento pela cidade. Como já tinha um visual assustador, ele criou mais músculos e acabou entrando pra academia de Jiu-Jitsu brasileiro de Renzo Gracie, que é Nova York.

Com esse visual agressivo e sua performance, logo ele foi assimilado ao estilo de "brutamontes". Mas a grana para uma banda underground era curta, então Harley, como válvula de escape, pra falta de dinheiro, roubava pessoas e chegou até a se prostituir, assim como fazia Dee Dee Ramone, pelas ruas de Manhattan.

Foi aí então que ele conheceu John "Joseph" Mcgowan, e montaram o Cro Mags, e lançaram o debut. Eles formaram ali uma banda que trazia a essência da atitude no hardcore/punk e embutiram a agressividade nos elementos que eles gostavam do metal, e como o próprio Harley dizia: "O Cro Mags era como se o Metallica se encontrasse com o Minor Threat", comparação á parte, a banda já fazia um estardalhaço naquela altura do campeonato, ao lado de bandas como Warzone e Leeway. Age Of Quarrel, foi exatamente como condiz com a capa, uma explosão, o álbum foi gravado em 1986 e saiu no mesmo ano, causando um frisson em todo cenário nova iorquino, num ano que havia visto discos como Game Over, do Nuclear Assault ou Cause for Alarm, do Agnostic Front, nascerem.

O relacionamento de Harley com John nunca foi dos melhores, e não tardou pra que eles entrassem em conflito, e Harley assumisse os vocais. Foi só em 1989, que o Cro- Mags foi lançar o segundo disco, o intitulado Best Wishes. Em 1992, Harley fez a pazes com Jon e trouxe também a presença do guitarrista Kevin "Parris" Mayhew, pra lançar Alpha Omega, um ano depois eles lançariam o Near Death Experience, o que já apontava pra um fim que era inerente, que pouco tempo depois se tornou realidade, a banda encerrou suas atividades, mas no final de 1999, eles se reuniram e acabaram soltando o disco Revenge, no ano seguinte. Os desentendimentos eram parte da rotina de Harley, ele era jovem e sem medo de se meter em encrencas, então tudo já fazia parte do show.

Em 2012, Harley foi preso sob tentativa de homicídio, praticado sob seu próprios colegas de banda, Mike Couls e William Berario, tudo isso no backstage do clássico Webster Hall, em Nova York. Durante anos, tanto ele, quanto Jon Joseph ficaram fazendo shows pra celebrar a história do Cro-Mags, foi daí que começaram a surgir intrigas pelo uso do nome original, quando Jon se viu sendo processado por Harley pelo direito, num embate que durou o ano de 2019.

Em 2022, a banda fez um belíssimo show no Hellfest, em Clisson, na França e fez uma turnê com os amigos do The Exploited, pelos EUA. No ano de 2023, Harley alegou que foi atacado por um gás e uma lâmina, por integrantes do fanzine Destroy Zine, por não ceder uma entrevista ao fanzine.

Tendo passado por terras tupiniquins no ano de 2010 e 2015, esta será a terceira passagem do grupo pelo país, o show será realizado na casa Burning House, na Av. Santa Marina, 247, localizada no bairro da Água Branca, São Paulo.

Foto destaque: HFHC Media & Foto matéria: Foto: Selbymay

A produção é da Caveira Velha Produções e Xaninho Discos.

Um bom programa pra uma quarta-feira na cidade cinzenta.

Ingressos: https://101tickets.com.br/events/details/Cro-Mags-em-Sao-Paulo