Earth Crisis de volta ao Brasil

Banda norte americana fará parte do line-up do NDP Fest

German Martinez

3/3/20253 min read

Em outubro passado, quando a New Direction Productions, soltou o anúncio da primeira atração internacional de 2025, já causou um enorme frisson, e quando o fato veio a ser consumado, o Earth Crisis foi devidamente escalado para o primeiro Ndp Fest, que será realizado no Espaço Usine, na Barra Funda.

Os norte americanos surgidos no estado de Nova York, na cidade de Syracuse, no fim dos anos 80. Foram impactados pela capa do quinto disco dos ingleses do reggae: Steel Pulse, uma arte que consistia com figuras históricas como os presidentes da União Soviética e Estados Unidos, o Papa vigente na época, as crianças famintas na África e cenas da guerra, e Klux Klux Klan, e o álbum intitulado de "Earth Crisis", os levou a montarem de fato a banda.

Influenciados por bandas como: Agnostic Front, Cro Mags , Sick Of It All, entre outros. Logo estavam buscando soar Metalcore, e aí foram chegando influências como death metal.

O Earth Crisis levou a um outro patamar a luta pela libertação animal, o veganismo e o straight edge ao seu extremo. Conhecidos por toda essa batalha, eles tiveram sua década imponente no cenário HC durante sua década de existência.

Desde seu princípio com seus primeiros EP's que impactaram o cenário no início dos anos 90 como All out of war e Firestorm. E logo depois lançando discos cheios com o peso absurdo Destroy the Machines, Gomorrah's Seasons Ends, Slither.

Canções que atestaram todo esse posicionamento como New Ethic, Destroy the Machines, Asphyzate, são apenas algumas das faixas mais importantes da história do grupo.

Eis que a banda acabou se separando em 2001. Com o fim da banda, alguns projetos foram criados como Freya e Isolated.

Mas em 2008 eles se reuniram e acabaram voltando e lançando Breed The Killers. Ainda na época que a MTV privilegiava música de qualidade, o grupo veiculou faixas de peso como: Nemesis, To Ashes ou Killing Brain cells.

A última vez que a banda passou pelo Brasil foi em 2009 foi numa noite inesquecível no Hangar 110, com abertura dos paulistanos do Children Of Gaia.

O que está prestes a sair em vinil 12", é um split ao lado dos monstros do Integrity.

O que o Earth Crisis pretende é pôr abaixo o Espaço Usine, com seus hinos poderosos e representantes de uma postura tão importante e necessária dentro do Hardcore

Zulu

Formado a princípio por Anaiah Lei, em 2018, que logo foram sendo acrescentado Braxton Marcellous e Dez Yusuf, nas guitarras, Satchel Brown no baixo, e pelo baterista Christine Cadette.

A New Tomorrow é uma pedrada sônica, onde esses 5 jovens experimentaram de tudo e colocaram no liquidificador, esbanjando peso e qualidade. O álbum é uma evolução esmagadora dos 2 primeiros EP's da banda.

A banda é destaque no Canal Hate5six, com performances demolidoras por onde passam.

Numa incrível mistura de hardcore, power violence, death metal, o Zulu vem chamando a atenção de festivais ao redor do mundo, tendo tocado no Roskilde e Sound And Fury.

Vindos de uma geração que tem expoentes como Scowl, Jesus Piece, End It, Angel Du$t, desta vez eles trarão todo seu som caótico pra solo brasileiro.

Point Of no Return

O Point Of No Return, voltou as atividades em 2024, pra divulgar o disco póstumo "The language of refusal", que aborda temas como o desmatamento, o aquecimento global, o populismo político, entre outros.

A banda que entrou num hiato em 2006, após ter feito 2 discos e um EP. E ter passado por Europa e América do Sul, dividirá o palco com Earth Crisis.

Black pantera

Um dos trios mais ativos do país, os mineiros do Black Pantera figuram entre os festivais mais renomados do país. Com o álbum Perpétuo, eles representam com atitude e resistência no line-up.

Clava

Diretamente do Rio de Janeiro, Clava carrega em suas letras reflexivas, e carregam o Straight edge pra uma nova geração.

Hardgainer

O quinteto paulistano traz o metal ao festival, eles que lançaram o excelente Invisible Walls, em 2019.

Klitoria

O garage punk do quarteto de Niterói (RJ), prestes a lançar seu novo EP, o intitulado Entre o chão e assoalho, que sai ainda nesta semana, promete chacoalhar os mais desavisados.

Ingressos:

https://fastix.com.br/events/ndp-fest-zulu-eua-earth-crisis-eua-e-point-of-no-return-sp-em-sao-paulo