Helmet resgata álbum emblemático em tour comemorativa

Quarteto norte-americano excursiona para a América do Sul, pra celebrar os 30 anos do álbum "Betty"

NOTÍCIAS

German Martinez

4/14/20253 min read

Helmet e sua pérola discográfica "Betty"

Quem diria que muitas obras resistiriam ao tempo, mas na música, e sobretudo no rock, tais momentos se tornam célebres, e necessitam ser comemorados, há 31 anos atrás, o Helmet lançava seu terceiro disco, o intitulado "Betty", com o declínio do grunge, bandas ainda mais alternativas e flertando com o industrial vinham se destacando cada vez mais, e não foi diferente quando Page Hamilton e Cia, apresentaram ao mundo, um álbum que rumava pra novas sonoridades acrescentadas ao peso e uma já identidade sonora que o grupo tinha desde sua estréia em Strap it On de 1990, e que se impôs ainda mais no segundo álbum Meantime, de 1992.

Na época foram até o estúdio Power Station, onde artistas como Bruce Springsteen, Roxy Music, David Bowie haviam gravado grandes discos e localizado no bairro do Hell''s Kitchen, ali por Midtown Manhattan, em Nova York. Page jamais escondeu sua paixão do rock pesado, mas também ao incorporar elementos de funk, jazz, psicodelia á massa sonora do Helmet, fato que trouxe o hábito de se tocar de forma diferente, fugindo do clichê do metal habitual, com afinações bem distintas do comum, que caracterizavam o som do Helmet.

Naquele momento a banda tinha Henry Bodgan no baixo, Rob Echeverria na guitarra, que mais tarde iria para o Biohazard, e John Stanier nas baquetas. A arte de capa do álbum foi totalmente inspirada em imagens "vintages", resgatando a essência de revistas de moda dos anos 50.

Para uma fatia da critica e até mesmo uma parte de seus fãs, acreditavam num Meantime parte 2, pois Unsung, havia explodido 2 anos antes na MTV, e arrastado uma multidão de jovens para seus shows.

O disco é recheado de grandes canções que já faziam parte do setlist da banda, mas desta vez o disco será tocado de cabo a rabo conforme foi lançado. Dentre as pérolas temos canções como Milquetoast, esta que inclusive virou trilha sonora do filme O Corvo (The Crow), de Brandon Lee, e foi produzida por Butch Vig. Além de Milquetoast, faixas como Wilma's Rainbow, I Know, Biscuits For Smut, Tic, Rollo, entre outras que totalizam 14 canções deste magnífico disco.

Junto de bandas como Prong e Nine Inch Nails, que haviam lançado Cleansing e The Downard Spiral, respectivamente, o Helmet se aliava a eles, com destaque pros grandes discos lançados em 1994 nesse nicho. Devido ao conteúdo diversificado, o álbum conquistou a Billboard, e foi parar na 45° posição, mas comercialmente o álbum não foi reproduziu o sucesso do anterior como muitos esperavam.

Já com uma formação diferente eles lançaram o sucessor de Betty, somente 3 anos depois, que foi o álbum Aftertaste. Em 1998, Page decidiu dar fim das atividades, e 6 anos depois remontou a banda em seu mais novo álbum Size Matters, que tinha Frank Bello (Anthrax) no baixo, e o monstro John Tempesta na bateria.

A carreira do Helmet não parou por aí, e já temos bons registros feitos nesta novo milênio, comprovados em discos como Left de 2023, que é um dos melhores discos da banda e Dead to the World, de 2016.

Atualmente a banda se constitui de Kyle Stevensson (bateria), Dave Case (baixo), Dan Beeman (guitarra) & Page Hamilton (guitarra/vocais).

Brasil

A primeira passagem da banda pelo país foi ainda na época de divulgação do álbum Meantime, no ano de 1994, e tocaram em Florianópolis (Santa Catarina), Capão da Canoa (Rio Grande do Sul), e finalizaram a turnê pelo Brasil, no extinto Olympia, na capital paulista.

Em 2008, um "braço" do Goiânia Noise Festival se alastrou até São Paulo, realizado no Eazy Club (antiga Broadway) e escalou uma gama de diversas bandas, onde haviam nomes como The Flaming Sideburns, The Black Mountain, The Vasolines, e aos 45 minutos do segundo tempo, o Helmet foi anunciado, e trouxe toda essa sensação do metal alternativo dos anos 90 no festival, provocando certamente o melhor show do evento.

Em 2011, o local escolhido foi o Beco 203, quando em julho daquele ano a banda veio se apresentar na capital paulista. Demorou 11 anos pra que a banda voltasse, pra ir pra Brasília e novamente em São Paulo, escalados para o Oxigênio Fest.

Debrix & Treva

Quem faz as honras da casa são as bandas:

Debrix: quinteto do Vale do Paraíba, que lançou seu potente EP, Tales from the rabbit hole, e também divide o palco com o Helmet em outras datas pela América do Sul.

Treva: uma das gratas novidades do cenário, que lançou seu disco de estréia em 2023, o intitulado "Em própria razão", que mescla punk, blues, e música negra.

A noite do dia 30/04 promete!

Ingressos: https://fastix.com.br/events/helmet-betty-30th-anniversary-tour