Porquê assistir ao show do Descendents e Circle Jerks?

Uma noite que nao pode passar em branco

NOTÍCIAS

German Martinez - Matias Picón

12/5/20244 min read

Em maio deste ano, a Solid Music Ent anunciou uma turnê que vinha chacoalhando a cabeça dos punks do mundo todo, e o Brasil não tardou ao fazer parte dessa celebração que acabou gerando um split em 7¨onde cada banda toca canções da outra.

Com uma primeira data anunciada pro dia 14 de dezembro no Terra SP, e chegando facilmente ao Sold Out, a Solid confirmou uma data extra pra nada mais nada menos que os 2 juntos no icônico Hangar 110. No sábado (14-12) a banda escolhida é o Under Influence.

E pra gente sintetizar esse sentimento de grande parte dos fãs que estão apreensivos pra esse encontro com os Descendents e Circle Jerks, convocamos nosso amigo e colaborador Matias Picón, fã fervoroso do estilo e do cenário pra adentrarmos nesse mundo "californiano" do Punk & Hardcore.

"Quando meu amigo German me encomendou este texto era algum dia da semana e vi a mensagem logo cedo, naquela olhada rápida de celular assim que acordo, no automático respondi que sim, claro que escrevería.

Depois pensei, rapaz, é muito complexo escrever disto pois a questão era - Porquê assistir ao show do Descendents e Circle Jerks? E pra mim seria como alguém me perguntar - Porquê devo comer pizza? A resposta seria bem curta e objetiva - Porque é o melhor alimento do mundo, oras.

Mas depois pensei direito e refleti que este texto deveria ser uma missão, falar do porquê assistir a esse show para pessoas que não conhecem as bandas, estava ali a sacada. Pois vamos lá.

Porquê assistir ao show do Descendents e Circle Jerks?

Desde cedo tenho uma paixão cultural que é a cena hardcore punk da costa oeste dos USA, algo tipo uma devoção, amo todas as bandas que vêm daquele lugar, amo os artistas plásticos, os escritores, os atores, etc etc. é um lance de identificação, de afinidade, aquele clássico adolescente de “porquê não nasci ali nessa época?” Com o passar dos anos fui conhecendo cada vez mais essa cena e entendendo que às vezes quando vemos as coisas com uma distância temporal/espacial é até mais daora, pois vemos a coisa por completo, podemos dedicar tempo a estudar isso, com um começo meio e sem um fim, pois sempre aparecerão coisas novas que farão brilhar nossos olhos e ouvidos e mentes etc etc.

Nesta bela caminhada fui escutando infinidade de bandas das quais não falarei aqui, pois o texto deve ser focado em apenas duas, Circle Jerks e Descendents, então vamos lá. Circle Jerks conheci com o LP VI, ou Six, que foi gentilmente editado aqui no Brasil e tu achava feito mato na galeria do rock por cinco reais no meio pra fim dos 90. Antes de falar do som, quero falar dessa paixão estética, pois na contracapa era uma foto da banda e o primeiro que me chamou foi a cabeleira daquele cara baixinho com cara de cu e camiseta do SNFU (sim, conheci SNFU por causa dessa foto), pois na época eu era um mix de metaleiro virgem querendo ser punk e comecei a usar o cabelo todo desgrenhado desse mesmo jeito. Quando coloquei o disco me deparei com um riffão estilo Motörhead e uma pegada suja e vocal nojento e daí foi amor à primeira vista, logo fui atrás dos outros discos da banda e claro, virou uma das favoritas do meu rolê imaginário californiano do interior de SP.

Eles ja vieram tocar aqui, e como na época era um duro do caralho sem um puto no bolso não consegui ir ver, não que agora seja muito diferente mas alguns prazeres da vida consigo me dar (gracias guacho!) Mas enfim, perdi uma vez e não vou perder uma segunda vez, pois o show desses caras é uma bomba de energia sem fim, som pra dançar e pular e cair no chão e perder toda a elegância.

Já o Descendents conheci um pouco depois graças ao Againe, pois alguém falou que Againe era igual Descendents e daí fui procurar e claro que era uma banda da costa oeste do USA e claro que adorei maximamente, eles são específicamente da South Bay de LA, mesmo lugar dos Circle Jerks. O Descendents me pegou pelas letras, na época sabia muito menos inglês do que hoje mas captava que aquilo era um punk diferente, que aquilo continha uma dor diferente, e fui pesquisando e vi que as músicas falavam do cara feio que se apaixona pela garota bonita, o que era meu caso! e que quando conseguia ficar com a garota bonita se apaixonava quería namorar e terminava com o coração partido, uau! identificação na hora! Hoje em dia é uma banda que escuto bastante quando estou andando de bicicleta e me acompanha por todos estes anos, eles ja vieram e novamente, perdí miseravelmente esse show.

Mas vamos lá, porquê ver esse show. PORQUE SÃO AS DUAS BANDAS NUM MESMO DIA PORRA!!!!!!!

Algo que sempre mexeu comigo foi ver vídeos e cartazes e fotos de shows na época que estas bandas tocavam, e sempre pensava que seria legal ver essas bandas tocando juntos em lugares pequenos como era na época, e agora, em 2024 é exatamente isso que vai acontecer!!!! Então se tu não conhece ou está na dúvida se vai ou não por favor faça este exercício: fica um dia inteiro sem comer fazendo atividades normais do dia a dia, quando der umas oito da noite fica parado na frente de uma pizzaria só sentindo o cheiro, fica uma meia hora nessa tortura, daí tu entra e pede tua pizza preferida. Essa será a sensação ao ir neste show!

Ingressos disponíveis pro domingo 15-12-2024

https://101tickets.com.br/events/details/Descendents-Circle-Jerks-no-HANGAR-110